Reativação do item 3.2.4 do CAUC reforça o papel do SIOPS na verificação de requisitos fiscais

A partir de 14 de novembro de 2025, será reativado o item 3.2.4 do CAUC – Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais, mantido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Executiva e do Fundo Nacional de Saúde (FNS), informa que, a partir de 14 de novembro de 2025, será reativado o item 3.2.4 do CAUC – Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais, mantido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).


Com a reativação, o CAUC voltará a verificar a entrega e homologação do Anexo XII – Saúde – do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), com base nos dados enviados pelos entes federados ao SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde).


A medida fortalece a integração entre as áreas de finanças públicas e saúde, garantindo mais transparência e regularidade na aplicação dos recursos do SUS. Também reforça o SIOPS como ferramenta oficial de comprovação do cumprimento do gasto mínimo em saúde previsto na Lei Complementar nº 141/2012.


O que muda para os gestores
A partir dessa data, o CAUC passará a consultar automaticamente os dados homologados no SIOPS, referentes ao exercício vigente e ao anterior. Caso o ente federado não tenha realizado a homologação dos bimestres dentro do prazo, poderá ocorrer bloqueio de transferências voluntárias, conforme estabelecido na Portaria Interministerial ME/CGU nº 414/2020 e na Instrução Normativa STN nº 08/2025.


Para evitar penalidades, recomenda-se que os gestores:

  1. Verifiquem se há pendências no envio dos bimestres de 2024 e 2025;
  2. Homologuem os dados pendentes diretamente no SIOPS, caso ainda não o tenham feito;
  3. Confiram o status do envio de seu ente federado nos links:

Se o termo “NI” (não informado) aparecer nos bimestres cujo prazo já expirou, significa que há atraso ou ausência de homologação.

Sobre o SIOPS
O SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde) é o sistema oficial brasileiro que reúne, controla e disponibiliza os dados orçamentários relacionados às finanças em saúde de estados, municípios e Distrito Federal. Ele serve como referência técnica para monitoramento das despesas e receitas em saúde, permitindo:

O SIOPS está sob a coordenação da CSIOPS, vinculada à CGIN, no âmbito do FNS e da Secretaria Executiva do MS — o que reforça seu papel estratégico como instrumento de governança e integração do financiamento no âmbito da saúde.


Fonte: Portal FNS

Você também pode gostar de ler