O Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu uma decisão significativa no Agravo Regimental no Recurso Extraordinário 1.487.168 em que reafirma a incidência do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) sobre o valor que excede o capital social a ser integralizado com bens imóveis. A decisão da Corte tem impacto direto na arrecadação municipal ao contribuir com o incremento da arrecadação do tributo.
A decisão do Supremo permite que os Municípios cobrem o ITBI sobre o valor de mercado dos imóveis que exceda o capital social declarado na integralização. Isso fortalece a autonomia tributária municipal e contribui para o incremento das receitas locais.
Nesse contexto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta ser fundamental que os gestores municipais estejam atentos a essa jurisprudência para assegurar a correta aplicação do ITBI e evitar perdas de receita. Além disso, é recomendável que as legislações municipais estejam alinhadas com esse entendimento para garantir segurança jurídica nas operações de integralização de capital com bens imóveis.
Entenda
A Corte esclareceu que a imunidade tributária prevista no artigo 156, § 2º, I, da Constituição Federal, limita-se ao valor do capital social efetivamente integralizado. Assim, qualquer valor que ultrapasse esse limite está sujeito à cobrança do ITBI, mesmo que a diferença seja destinada à formação de reserva de capital.
Esta decisão reforça o entendimento anteriormente estabelecido no Tema 796 da Repercussão Geral (RE 796.376/SC), consolidando a jurisprudência sobre o tema. O ministro Flávio Dino, relator do caso, destacou que a tentativa de restringir a aplicação da tese firmada no Tema 796 não encontra respaldo na jurisprudência do STF.
Você também pode gostar de ler
Governo estabelece as linhas de ação para reduzir tempo de espera por atendimento no SUS
Portaria regulamenta o programa Agora Tem Especialistas, criado para ampliar consultas especializadas, exames e cirurgias no SUS e estabelece as estratégias para operacionalizá-lo
Publicado em 23/06/2025 às 13h08
Diário Oficial da União traz resolução com metodologia para habilitação do VAAR 2026 do Fundeb
A medida aprova a metodologia de aferição das condicionalidades I, IV e V previstas no art. 14 da Lei 14.113/2020, para habilitação à complementação VAAR em 2026 ao Fundeb
Publicado em 23/06/2025 às 13h04
Municípios devem executar até outubro os recursos do programa Escola em Tempo Integral
Os valores repassados podem ser utilizados em todas as ações consideradas como de manutenção e de desenvolvimento do Ensino (MDE), previstas na LDB
Publicado em 23/06/2025 às 13h00 - Atualizado em 23/06/2025 às 13h01
Gestores municipais já podem acessar nova versão do ContÁgil-Lite
A nova versão do ContÁgil Lite passou por testes relacionados aos ajustes técnicos
Publicado em 17/06/2025 às 09h38 - Atualizado em 17/06/2025 às 09h39