A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1.233), estabeleceu que o abono de permanência integra a base de incidência das verbas calculadas sobre a remuneração do servidor público, tais como o adicional de férias e a gratificação natalina (13º salário).
O colegiado considerou que esse benefício pecuniário tem natureza remuneratória, pois se incorpora às outras vantagens recebidas pelo servidor em razão do exercício do cargo, sendo pago de forma regular enquanto a atividade laboral for realizada.
Com a definição da tese, podem voltar a tramitar todos os recursos especiais e agravos em recurso especial sobre o mesmo assunto, na segunda instância ou no STJ, que estavam suspensos à espera do precedente.
Condição de permanência do servidor na ativa não torna o abono transitório
A relatora do repetitivo, ministra Regina Helena Costa, explicou que o abono de permanência é um estímulo ao servidor público que deseja seguir na ativa, apesar de já reunir as condições legais para se aposentar voluntariamente, sendo pago até o cumprimento dos requisitos para a aposentadoria compulsória. O abono corresponde, no máximo, ao valor da contribuição previdenciária devida pelo servidor.
De acordo com a ministra, a inclusão do benefício nas bases de cálculo da gratificação natalina e do adicional de férias decorre da própria definição de remuneração trazida no artigo 41 da Lei 8.112/1990, que compreende o vencimento básico acrescido das vantagens permanentes.
A relatora acrescentou que o pagamento do abono "é habitual e vinculado, isto é, não há discricionariedade administrativa ou exigência de condição excepcional, diferentemente de verbas eventuais, pagas somente sob circunstâncias específicas" – como o adicional de insalubridade, o auxílio-moradia e as horas extras.
"O fato de o abono estar condicionado à permanência do servidor na ativa não o torna transitório, mas elemento integrante da remuneração enquanto durar a relação de trabalho, porquanto pago a ele de forma contínua, regular e mensal", completou a magistrada.
Caráter remuneratório do abono é reconhecido na jurisprudência
Citando diversos precedentes do STJ, Regina Helena Costa destacou que o tribunal reconhece, há mais de 15 anos, a natureza remuneratória do abono de permanência, considerado parte integrante da remuneração dos servidores públicos federais – o que afasta o seu caráter de pagamento eventual. Esse entendimento – prosseguiu – também é adotado pela Turma Nacional de Uniformização (TNU).
"Diante do exposto, constituindo o abono de permanência benefício remuneratório permanente, deve compor o cálculo do montante da gratificação natalina e do terço constitucional de férias para todos os efeitos, consoante estabelecido pelos artigos 63 e 76 da Lei 8.112/1991", concluiu a ministra.
Você também pode gostar de ler
TCESP publica artigo: “Inexigibilidade de licitação para contratação de serviços atuariais nos RPPSS”
Diante da complexidade das obrigações previdenciárias dos entes federativos, torna-se imprescindível compreender com clareza o papel do atuário e os contornos jurídicos
Publicado em 01/07/2025 às 09h41 - Atualizado em 01/07/2025 às 09h42
Comissão aprova regras para processo administrativo tributário e solução consensual de conflitos
Entre as novidades, estão a limitação das multas a 75% do imposto devido e a proibição de multas de mora em casos de confissão espontânea do contribuinte
Publicado em 30/06/2025 às 13h21
Projeto cria plataforma para integrar universidades e pequenos municípios
O projeto busca fomentar a capacitação dos gestores municipais, permitindo acesso às melhores práticas de administração pública, com o apoio de consultorias técnicas
Publicado em 30/06/2025 às 13h13 - Atualizado em 30/06/2025 às 13h18
Comissão aprova projeto que amplia inclusão social por meio de contratações públicas
O projeto permite aos editais de licitações exigir das empresas participantes dos certames um percentual mínimo de contratação de jovens aprendizes e pessoas com deficiência
Publicado em 30/06/2025 às 13h17
Câmara aprova projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais
Projeto será enviado à sanção presidencial Fonte: Agência Câmara de Notícias
Publicado em 26/06/2025 às 10h03 - Atualizado em 30/06/2025 às 08h37
Servidores municipais de São José do Rio Preto participam de capacitação ministrada pela MetaPública
O treinamento aconteceu no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto
Publicado em 25/06/2025 às 12h32 - Atualizado em 27/06/2025 às 13h21
Gestores municipais têm acesso a novas funcionalidades do eSocial
Os gestores terão acesso à geração de dados estratégicos sobre folha de pagamento, obrigações trabalhistas e previdenciárias, facilitando o controle fiscal e a transparência
Publicado em 25/06/2025 às 09h42