O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre a reforma administrativa reuniu nesta terça-feira (1º), em debate, um grupo de especialistas acadêmicos. Entre outros pontos, eles sugeriram melhorias nos concursos públicos e na capacitação e avaliação de desempenho dos servidores públicos.
Houve críticas aos supersalários nas carreiras jurídicas, assunto que será debatido pelo grupo de trabalho com entidades da magistratura, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas em audiência pública nesta tarde, e recomendações para ajustes na quantidade de carreiras em geral e na evolução salarial dentro delas.
O professor Carlos Ari Sundfeld, da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP), defendeu mudanças no arcabouço jurídico, com a retirada da Constituição de temas relacionados à gestão pública, que passariam a ser tratados em leis ordinárias, mais passíveis de alteração ao longo do tempo.
“Existe competência para o Congresso Nacional, por meio de lei, impactar toda a administração pública, inclusive no âmbito municipal e estadual? Sim. No ano passado, o Congresso Nacional, pela primeira vez na história do Brasil, aprovou uma lei nacional sobre concursos públicos”, destacou Carlos Ari Sundfeld.
Terceirização
Para a professora Cláudia Souza Passador, da Universidade de São Paulo (USP), a discussão de uma reforma administrativa exige bom senso, e alguns mitos devem ser deixados de lado, como a ideia de que a terceirização ajudaria no combate à corrupção. “Muitas vezes fragilizar as carreiras é aumentar os riscos”, disse.
“Vocês acham um trabalhador sem carreira, que é precarizado, ele não vai ceder às pressões políticas, que são históricas do processo da administração pública brasileira? O Estado que temos hoje, apesar dos problemas, é a estrutura mínima que mantém o chamado processo civilizatório”, comentou Cláudia Passador.
O grupo de trabalho é coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ). Segundo ele, o colegiado produzirá propostas para mudanças na administração pública visando a qualidade dos serviços à população. “O grupo não vai trabalhar para reduzir direitos de servidores, nem tocar no tema da estabilidade”, ressaltou.
O debate desta terça foi presidido pelos deputados Pedro Campos (PSB-PE) e Luiz Carlos Hauly (Pode-PR). “Estamos na expectativa de que o coordenador apresente, na próxima semana, uma versão para discussão”, disse Campos. “Foi uma manhã muito produtiva, com um material farto”, avaliou Hauly.
Também participaram da audiência pública os professores Rafael Rodrigues Viegas e Nelson Marconi, ambos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), Humberto Falcão Martins, da Fundação Dom Cabral; Sergio Pinheiro Firpo, do Insper; e Carlos Vainer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Você também pode gostar de ler
Saúde inicia credenciamento de serviços privados para reforçar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS
Editais do Agora Tem Especialistas também preveem ampliação de serviços especializados na rede pública. Ministérios da Saúde e Educação anunciam mutirão no sábado
Publicado em 03/07/2025 às 09h46 - Atualizado em 03/07/2025 às 09h49
Nota Técnica da STN muda entendimento sobre o cálculo do limite de despesa de pessoal das câmaras municipais
Todos os gastos com pessoal inativo e pensionistas, desde 1º de janeiro de 2025, deverão ser incluídos no cálculo do limite de despesas do Poder Legislativo
Publicado em 03/07/2025 às 09h47 - Atualizado em 03/07/2025 às 09h48
Municípios devem fazer adesão obrigatória à NFS-e Nacional ou perderão recursos em 2026
A partir de 1º de janeiro de 2026, todos os Municípios deverão estar integrados ao novo sistema
Publicado em 02/07/2025 às 09h30 - Atualizado em 02/07/2025 às 09h32
TCESP publica artigo: “Inexigibilidade de licitação para contratação de serviços atuariais nos RPPSS”
Diante da complexidade das obrigações previdenciárias dos entes federativos, torna-se imprescindível compreender com clareza o papel do atuário e os contornos jurídicos
Publicado em 01/07/2025 às 09h41 - Atualizado em 01/07/2025 às 09h42
Comissão aprova regras para processo administrativo tributário e solução consensual de conflitos
Entre as novidades, estão a limitação das multas a 75% do imposto devido e a proibição de multas de mora em casos de confissão espontânea do contribuinte
Publicado em 30/06/2025 às 13h21
Projeto cria plataforma para integrar universidades e pequenos municípios
O projeto busca fomentar a capacitação dos gestores municipais, permitindo acesso às melhores práticas de administração pública, com o apoio de consultorias técnicas
Publicado em 30/06/2025 às 13h13 - Atualizado em 30/06/2025 às 13h18