A Comissão de Educação aprovou, em 9 de julho, o Projeto de Lei 672/25, estabelecendo que os professores contratados por tempo determinado, de maneira excepcional, pela União, estados, Distrito Federal e municípios, também terão direito ao piso salarial nacional previsto para os professores da educação básica.
Apresentado pelo deputado Rafael Brito (MDB-AL), o texto insere a medida na Lei 11.738/08, que criou o piso salarial para os professores do ensino público no Brasil. Atualmente, o piso nacional é de R$ 4.867,77 para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais.
O parecer da relatora, deputada Socorro Neri (PP-AC), foi favorável à proposta, com emenda que substitui a expressão “professores temporários” por professores contratados por tempo determinado.
“Assegurar o direito ao piso salarial profissional nacional aos professores temporários é, não apenas, medida de justiça social e de reconhecimento da importância desses profissionais para a educação básica, mas também uma forma de garantir a valorização de toda a categoria, por meio de uma remuneração condigna a todos os docentes, independentemente da natureza do seu vínculo funcional”, avaliou a relatora.
“Ademais, nos preocupa imensamente o afastamento da obrigatoriedade do pagamento do piso para esses profissionais, uma vez que a redução salarial dos professores contratados temporariamente pode levar a contratações indevidas, em substituição ao concurso público, com o objetivo de burlar a legislação que define o piso”, acrescentou a deputada.
Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado Federal.
Você também pode gostar de ler
MetaPública realizará Treinamento Presencial LOA - Lei Orçamentária Anual em agosto
O treinamento será realizado em Campinas e São José do Rio Preto, e as inscrições já estão abertas
Publicado em 17/07/2025 às 13h21 - Atualizado em 22/07/2025 às 10h23
Tesouro publica 6ª Edição do Relatório de Projeções Fiscais com cenários e trajetórias para avaliar o panorama fiscal
Documento apresenta projeções de 10 anos para as principais variáveis fiscais da União, como o resultado primário e a dívida pública
Publicado em 21/07/2025 às 14h28 - Atualizado em 21/07/2025 às 17h40
Política de alfabetização infantil precisa de mais articulação para melhorar índice brasileiro
Auditoria analisou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Segundo o Inep, 44% dos alunos do segundo ano do ensino fundamental público não são alfabetizados
Publicado em 18/07/2025 às 08h26
Projeto do Governo quer dobrar redes de transporte público metropolitano
Há potencial para que isso ocorra até 2054. Estudos foram debatidos com estados e municípios e estão detalhados em publicação do Ministério das Cidades e do BNDES
Publicado em 16/07/2025 às 09h48 - Atualizado em 16/07/2025 às 09h49