O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, e o ministro Walton Alencar Rodrigues participaram do evento promovido pela Iniciativa de Desenvolvimento (IDI), da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU (“High-Level Political Forum on Sustainable Development” – HLPF).
O encontro ocorreu nesta segunda-feira (21/7), em Nova Iorque. O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável é a principal plataforma das Nações Unidas para o acompanhamento e a revisão da Agenda 2030 e dos 17 ODS.
Na ocasião, foram apresentadas as contribuições das instituições superiores de controle (ISC) para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano, o HLPF dá ênfase aos debates relacionados ao ODS 3 (saúde e bem-estar); ODS 5 (igualdade de gênero); ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico); ODS 14 (vida na água); e ODS 17 (parcerias e meios de implementação).
Vital do Rêgo detalhou as iniciativas do TCU com relação à equidade de gênero e destacou outras contribuições para os ODS, como, por exemplo, o uso da inteligência artificial no aprimoramento das ações de controle e os principais eixos da auditoria da pobreza. “Para alcançar os ODS, nós precisamos de instituições de controle fortes e independentes que cuidem das pessoas”, ressaltou Vital.
A diretora-geral adjunta da IDI, Archana Shirsat, e autoridades de instituições superiores de controle (ISC) de diversas nações, entre elas representantes da Áustria, Ronald Roedl, do Butão, Dasho Tashi, de Santa Lúcia, Yvonne James, e da Índia, Shefali S. Andaleeb, participaram do evento.
Pelo TCU, estiveram presentes os servidores Maurício Wanderley, Ana Paula Sampaio e Tiago Dutra, da Secretaria-Geral Adjunta de Auditoria de Organizações Internacionais, a secretária-geral da Presidência do TCU, Cláudia Jordão, a secretária-adjunta de Controle Externo da Organização das Nações Unidas, Maria Camila Dourado, o secretário de Relações Internacionais, Hugo Chudysson, e o diplomata colaborador do MRE junto ao Tribunal Felipe Sequeiros.
Plataforma estratégica
A diretora Archana Srirsat promoveu o lançamento da plataforma da Iniciativa de Desenvolvimento da INTOSAI (IDI) de apoio ao auditor para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar as instituições superiores de controle na auditoria da implementação dos objetivos da Agenda 2030 da ONU.
Trata-se de um ambiente virtual interativo e colaborativo, oferecido pela IDI como parte da Iniciativa de Auditoria Cooperativa dos ODS (“IDI Sustainable Development Goals Audit Model” - ISAM). Funciona como repositório, guia e espaço de apoio técnico e prático aos auditores que estejam avaliando como os governos estão implementando os ODS em seus países.
Fórum Político de Alto Nível
O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável é a principal plataforma das Nações Unidas para o acompanhamento e a revisão da Agenda 2030 e dos 17 ODS. A programação prevê reflexões sobre abordagens interinstitucionais, desenvolvimento profissional de auditores e o papel da cooperação internacional para ampliar o valor das auditorias no contexto da Agenda 2030.
Você também pode gostar de ler
MetaPública realizará Treinamento Presencial LOA - Lei Orçamentária Anual em agosto
O treinamento será realizado em Campinas e São José do Rio Preto, e as inscrições já estão abertas
Publicado em 17/07/2025 às 13h21 - Atualizado em 22/07/2025 às 10h23
Tesouro publica 6ª Edição do Relatório de Projeções Fiscais com cenários e trajetórias para avaliar o panorama fiscal
Documento apresenta projeções de 10 anos para as principais variáveis fiscais da União, como o resultado primário e a dívida pública
Publicado em 21/07/2025 às 14h28 - Atualizado em 21/07/2025 às 17h40
Política de alfabetização infantil precisa de mais articulação para melhorar índice brasileiro
Auditoria analisou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Segundo o Inep, 44% dos alunos do segundo ano do ensino fundamental público não são alfabetizados
Publicado em 18/07/2025 às 08h26