Área Intranet
Imagem de fundo de notícias

Publicada lista de Municípios contemplados com recursos do Novo PAC Seleções da Educação

Publicada lista de Municípios contemplados com recursos do Novo PAC Seleções da Educação

A iniciativa integra a segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções da Educação

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 28 de julho, trouxe duas publicações com o resultado da seleção de Municípios contemplados com recursos para construção de creches e aquisição de ônibus escolares.  A iniciativa integra a segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções da Educação.


As Portarias 702/2025 e 703/2025 destinam R$ 1,77 bilhão para a construção de 505 unidades de educação infantil em 455 Municípios e R$ 500 milhões para a compra de mil ônibus escolares. Os Estados com maior número de projetos de creches aprovados são Minas Gerais, Bahia e Pará, cada um com mais de 40 unidades contempladas. Em relação aos veículos escolares, os Estados da Bahia, Ceará e Maranhão lideram a lista, com 100 ônibus destinados para cada um. 


Municípios do Estado de São Paulo contemplados com a Portaria nº 702, de 24 de julho de 2025, que divulga o resultado da seleção das propostas apresentadas ao Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC - 2ª Etapa, no âmbito do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação - FNDE, relativos ao eixo Educação, subeixo Educação Básica - Creches e Pré-Escolas de Educação Infantil:


Boituva
Cananéia
Embu-Guaçu
Ibitinga
Itapevi
Lucélia
Mairiporã
Matão
Mauá
Monte Mor
Nazaré Paulista
Registro
Rio Claro
Santa Isabel
Santa Rosa de Viterbo
São Roque
Sertãozinho
Tabatinga
Tupi Paulista

Imagem 01042020_escola_Claudia_Ferreira_pref._Boa_vista

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a necessidade de que os Municípios beneficiados pela seleção cumpram os prazos e exigências estabelecidos. No caso das creches e pré-escolas, os Entes devem formalizar os projetos no prazo de até 30 dias após a publicação da portaria, utilizando a Plataforma TransfereGov, conforme determinação do Ministério da Educação.


A entidade reforça ainda que os gestores devem acessar os anexos das portarias e conferir se foram contemplados. Em caso de contemplação, devem começar já a preparar a documentação necessária para evitar atrasos ou pendências no processo de adesão. A iniciativa representa um passo relevante para ampliar a infraestrutura da educação básica, sendo fundamental que os Municípios atuem com planejamento e celeridade para assegurar o acesso efetivo aos investimentos anunciados.

Você também pode gostar de ler

Obrigações fiscais

Conecte-se com a MetaPública

Escaneie os QR Codes abaixo para acessar nossos canais

Canal de Notícias - MetaPública

Siga nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias de gestão pública

QR Code Canal MetaPública

Lista de Transmissão - MetaPública

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba no seu WhatsApp boletins semanais e orientações técnicas

QR Code Contato MetaPública