Área Intranet
Imagem de fundo de notícias

Relação de Beneficiários 2025 do Programa BPC na Escola está disponível para os municípios

Relação de Beneficiários 2025 do Programa BPC na Escola está disponível para os municípios

Neste ano, são mais de 900 mil crianças e adolescentes até 18 anos, com deficiência, beneficiados pela iniciativa

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Relação de Beneficiários 2025 do Programa BPC na Escola já está disponível para consulta dos gestores municipais. Neste ano, são mais de 900 mil crianças e adolescentes até 18 anos, com deficiência, beneficiados pela iniciativa.


O acesso pode ser feito por meio do Sistema BPC na Escola. Nele, as equipes poderão emitir e registrar o Questionário de Identificação de Barreiras para o acompanhamento dos beneficiários.


Atualmente, mais de cinco mil municípios (91,31% do total), incluindo todas as capitais, já aderiram ao programa. São mais de 512,87 mil crianças e adolescentes com deficiência beneficiados em todo o país pelo BPC.


Após o preenchimento dos questionários, os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) devem cadastrar no Sistema BPC na Escola os Planos de Acompanhamento dos Beneficiários e registrar todas as ações realizadas com cada criança ou adolescente.


O processo garante a integração do público atendido aos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas, como educação, saúde e direitos humanos.


“Com a divulgação da Relação de Beneficiários 2025, reforçamos o chamado para que os gestores municipais e equipes técnicas atuantes no programa criem estratégias inovadoras e coletivas”, apontou Walace Freitas, coordenador de Projeto do Departamento de Benefícios Assistenciais (DBA) do MDS.


“O objetivo é superar as barreiras que ainda limitam o acesso desses jovens aos serviços públicos, garantindo sua participação social plena e o direito a uma vida digna”, completou Walace.


Agora, as equipes municipais devem priorizar as visitas domiciliares para aplicar o questionário apenas com os beneficiários novos e os beneficiários antigos com questionário não concluído, conforme consta na lista deste ano. Os municípios não devem reaplicar o questionário em casos já registrados anteriormente.


Além da aplicação dos questionários, o coordenador do Grupo Gestor Local (GGL) deve cadastrar no Sistema BPC na Escola o Plano de Acompanhamento das Ações Intersetoriais assim que a meta for atingida. O documento deve incluir as atividades desenvolvidas pelo município para superar as barreiras identificadas, promovendo a inclusão efetiva dos beneficiários.

BPC na Escola

Criado pela Portaria Interministerial nº 18/2007, o BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência (de zero a 18 anos) que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).


O programa trabalha na identificação de obstáculos que dificultam a educação e no acompanhamento intersetorial das famílias, fortalecendo políticas públicas integradas.
Dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento do Programa BPC na Escola, nos telefones (61) 2030-3405 / 3406.

Você também pode gostar de ler

Obrigações fiscais

Conecte-se com a MetaPública

Escaneie os QR Codes abaixo para acessar nossos canais

Canal de Notícias - MetaPública

Siga nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias de gestão pública

QR Code Canal MetaPública

Lista de Transmissão - MetaPública

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba no seu WhatsApp boletins semanais e orientações técnicas

QR Code Contato MetaPública