A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite o repasse de parte dos royalties do petróleo a municípios vizinhos das áreas produtoras. O objetivo é promover o desenvolvimento regional equilibrado.
Pela proposta, os municípios produtores poderão destinar parte dos recursos que recebem da exploração do petróleo para um novo instrumento: o Fundo de Desenvolvimento Regional Compartilhado (FDRC). O fundo vai financiar projetos estruturantes em cidades vizinhas, como obras de saneamento.
O texto determina ainda que:
- os recursos do fundo serão geridos por um comitê gestor com representantes dos municípios produtores e beneficiários;
- para acessar os recursos, os municípios adjacentes deverão apresentar projetos com viabilidade técnica e impacto positivo na região;
- cada proposta terá de incluir metas, indicadores de resultado e estudos de viabilidade econômica, social e ambiental; e
- o comitê gestor aprovará, a cada dois anos, um plano plurianual de investimentos com as prioridades para a aplicação dos recursos.
Distorções
Os parlamentares acolheram o substitutivo proposto pelo relator, deputado José Airton Félix Cirilo (PT-CE), ao Projeto de Lei 4504/23, dos deputados Washington Quaquá (PT-RJ) e Dimas Gadelha (PT-RJ). O novo texto mantém as diretrizes da proposta original, com ajustes como a exigência do plano plurianual e da publicidade das decisões do comitê gestor do FDRC.
Segundo o relator, o projeto busca corrigir distorções na distribuição dos royalties. “Os impactos da atividade petrolífera não se restringem às cidades produtoras. Municípios vizinhos compartilham problemas e demandas comuns, mas muitas vezes não recebem recursos”, disse.
Próximos passos
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Você também pode gostar de ler
AGU lança iniciativa para fortalecer vínculos interfederativos da advocacia pública
Diagnóstico Nacional e Sumário de Teses Comuns são os primeiros projetos da Advocacia Pública Nacional em Foco
Publicado em 01/09/2025 às 11h30 - Atualizado em 01/09/2025 às 11h53
91% dos municípios recebem alertas por problemas orçamentários; mais da metade está com arrecadação baixa
Mais de 90% dos municípios paulistas (exceto a Capital) apresentaram, no terceiro bimestre de 2025, um quadro de indícios de irregularidade na gestão orçamentária
Publicado em 01/09/2025 às 10h20 - Atualizado em 01/09/2025 às 11h30
CNM orienta Municípios a não realizarem retenções de PIS, COFINS e CSLL
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta gestores municipais sobre os riscos da retenção indevida de tributos federais
Publicado em 27/08/2025 às 11h09 - Atualizado em 27/08/2025 às 11h10
Comissão aprova prioridade para matrículas de crianças com deficiência em escolas públicas
Projeto de lei, já aprovado no Senado, ainda será analisado pelo Plenário da Câmara
Publicado em 25/08/2025 às 11h50 - Atualizado em 25/08/2025 às 11h58