Área Intranet
Imagem de fundo de notícias

Órgãos firmam cooperação para aprimorar transparência das "Emendas PIX"

Órgãos firmam cooperação para aprimorar transparência das "Emendas PIX"

Documento assinado por TCU, AGU, CGU e MGI define diretrizes e cronograma para análise dos relatórios de gestão das transferências especiais

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Em atendimento a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, foi assinada nesta quarta-feira (8/10) a Nota Conjunta TCU/AGU/CGU/MGI nº 1/2025, que estabelece diretrizes e cronograma para análise dos relatórios de gestão das transferências especiais referentes aos exercícios de 2020 a 2024. O ato representa um marco de cooperação institucional entre os quatro órgãos e reforça o compromisso conjunto com a transparência, boa governança e controle efetivo da aplicação dos recursos públicos.


Durante solenidade na Corte de Contas, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, destacou que o documento é fruto do diálogo e da articulação entre órgãos de controle e de gestão. "Esse é o resultado de um esforço conjunto, de um trabalho construído com diálogo, entendimento e espírito público. Temos visto gestos concretos de compartilhamento de informações e de trabalho coordenado, o que muito nos anima enquanto Tribunal de Contas da União", afirmou.


A nota foi assinada pelo presidente Vital do Rêgo, pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, pela secretária-executiva da Controladoria-Geral da União, Eveline Martins Brito, e pelo advogado-geral da União, ministro Jorge Messias.


Elaborado pelas equipes técnicas das quatro instituições, o documento responde à decisão proferida pelo STF na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854/DF. Ele apresenta modelo de trabalho articulado entre o Poder Executivo e os órgãos de controle, externo e interno, com foco na correta análise dos relatórios de gestão inseridos na Plataforma Transferegov.br.


A ministra Esther Dweck ressaltou o caráter colaborativo e interinstitucional da iniciativa. "Hoje é um momento de celebração. Trabalhamos juntos para construir um documento que dará clareza sobre como devem ser tratadas as prestações de contas. Esse é o resultado do esforço dos três poderes em favor do que a sociedade espera de nós", destacou.


O texto define critérios de priorização baseados em risco, relevância e materialidade, além de prever um cronograma de ações que inclui a entrega de resultados ao STF até julho de 2026.


Para a secretária-executiva da CGU, Eveline Martins Brito, a nota representa mais um passo importante rumo à transparência e à efetividade da gestão pública. "Este é mais um avanço para garantir a prestação de contas e assegurar que os resultados das políticas públicas sejam efetivamente entregues à sociedade. Esse é o esforço de todos nós", afirmou.


O advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, destacou que o cidadão é o principal beneficiário desse trabalho conjunto. "Quando os órgãos do Estado brasileiro se unem em prol do mesmo propósito, quem ganha é o cidadão. Conseguimos transformar informação em cidadania e fortalecer a qualidade dos serviços públicos prestados pelo Estado", declarou.


A assinatura da nota conjunta reforça o compromisso do TCU e das demais instituições com a integração, eficiência e transparência na gestão pública, fortalecendo o controle e a confiança da sociedade nas instituições.


Entenda
Emendas especiais, as chamadas "emendas pix", são um tipo de emenda parlamentar indicadas individualmente por deputados ou senadores ao orçamento, com o objetivo de transferir recursos a estados e municípios. Elas têm natureza impositiva, ou seja, seu pagamento é obrigatório. Atendendo a determinações do STF, no âmbito da ADPF 854/DF, os órgãos de controle têm reunido esforços conjuntos para fiscalizar os valores repassados por meio desse instrumento.


Fonte: Tribunal de Contas da União

Você também pode gostar de ler

Obrigações fiscais

Conecte-se com a MetaPública

Escaneie os QR Codes abaixo para acessar nossos canais

Canal de Notícias - MetaPública

Siga nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias de gestão pública

QR Code Canal MetaPública

Lista de Transmissão - MetaPública

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba no seu WhatsApp boletins semanais e orientações técnicas

QR Code Contato MetaPública