Área Intranet
Imagem de fundo de notícias

Publicadas novas diretrizes para contas de emendas parlamentares; CNM manifesta preocupação com mudanças

Publicadas novas diretrizes para contas de emendas parlamentares; CNM manifesta preocupação com mudanças

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores sobre novas mudanças relativas às contas bancárias para recebimento de emendas parlamentares.

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores sobre novas mudanças relativas às contas bancárias para recebimento de emendas parlamentares. Agora, será permitida a aglutinação de emendas parlamentares em uma única conta específica, quando voltadas à execução do mesmo objeto. A medida consta do Comunicado 37/2025 publicado pela Diretoria de Transferências e Parcerias da União do Ministério da Gestão e da Inovação nesta quarta-feira, 15 de outubro.


Para a Confederação, a nova diretriz causa preocupação e gera instabilidade aos Municípios, tendo em vista que outras normativas recentes — como a Portaria 8.823, de 30 de setembro de 2025, do Ministério da Saúde, e o próprio desdobramento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 854), do Supremo Tribunal Federal (STF) — orientavam os gestores locais quanto à vedação de aglutinação de emendas parlamentares para o financiamento de um mesmo objeto e à abertura de contas bancárias específicas para cada emenda parlamentar.


Destaca-se que essa vinha sendo a orientação da Confederação, especialmente após diferentes entendimentos sobre a necessidade de assegurar rastreabilidade e transparência na aplicação dos recursos, o que, inclusive, resultou em bloqueios de emendas no final do ano passado. Diante desse cenário, os gestores haviam sido instruídos sobre a abertura centralizada de contas individualizadas para cada emenda, como no exemplo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), responsável pela abertura dessas contas, adequando-se às exigências vigentes. A CNM inclusive foi intimada pelo STF a comunicar todos os gestores municipais em relação às normativas.


Porém, o Comunicado estabelece agora uma nova orientação, quando os Municípios ainda estão no período de cadastro das emendas coletivas (bancada e comissão), prorrogado até o dia 7 de novembro, admitindo a aglutinação de emendas parlamentares destinadas ao financiamento de um objeto em uma única conta bancária, alterando novamente o entendimento e a operacionalização das emendas parlamentares. “A nossa atuação será sempre por princípios de rastreabilidade e transparência na execução dos recursos. Esse cenário de mudanças constantes gera imensa preocupação e impacta diretamente a gestão dos Municípios, pois cria um ambiente de instabilidade e insegurança jurídica”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.


Transparência e controle
A CNM alerta ainda que, ao tempo em que pode reduzir burocracias e facilitar a compreensão acerca do saldo total disponível para o objeto, a aglutinação das contas, por outro lado, traz riscos de perda de rastreabilidade individual das emendas. Embora se exija transparência, na prática, a aglutinação pode dificultar a identificação de qual parlamentar ou emenda financiou determinada despesa.


Além disso, o controle interno e externo pode ter mais dificuldade em auditar a execução física e financeira quando há várias fontes na mesma conta. Assim, a mudança pode exigir estrutura contábil e sistemas capazes de fazer controle por “subcontas contábeis” ou “fontes vinculadas” dentro da mesma conta física. Nesse sentido, é necessário cautela na implementação da medida pelos Municípios a fim de garantir que seja mantido o acompanhamento individual de cada emenda.  


Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Você também pode gostar de ler

Obrigações fiscais

Conecte-se com a MetaPública

Escaneie os QR Codes abaixo para acessar nossos canais

Canal de Notícias - MetaPública

Siga nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias de gestão pública

QR Code Canal MetaPública

Lista de Transmissão - MetaPública

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba no seu WhatsApp boletins semanais e orientações técnicas

QR Code Contato MetaPública