O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) acaba de criar uma plataforma digital que reúne políticas públicas de sucesso implementadas por Prefeituras paulistas. Com o ‘Painel de Boas Práticas Municipais’, coordenado por um núcleo de servidores a partir dos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), o TCESP pretende estimular o aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos.
“Nossos técnicos avaliaram projetos bem-sucedidos e de grande impacto para a população, verificando os dados, os avanços obtidos e a possibilidade de essas experiências serem replicadas por outros gestores”, afirmou Cristiana de Castro Moraes, Presidente da Corte.
“É mais uma oportunidade de cumprirmos nosso papel pedagógico”, completou.“Vemos que os governantes precisam sempre fazer mais com menos. Isso significa que experiências positivas devem ser difundidas para que possam ser copiadas depois de eventualmente adaptadas às realidades de cada município. Para nós, não importa quem fez, mas, sim, que a população poderá ser beneficiada”, declarou o Conselheiro Sidney Beraldo, Coordenador do IEG-M.
O painel, que pode ser acessado pela página do indicador (https://go.tce.sp.gov.br/sri2e7), reúne práticas em áreas como saúde, educação, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, segurança nas cidades (Defesa Civil) e tecnologia da informação, todas implementadas em cidades com mais de 5 mil habitantes.Além de vídeos detalhando cada um dos projetos selecionados, o painel disponibiliza um canal para que gestores e cidadãos possam compartilhar informações sobre iniciativas que considerem positivas.
“Todos os casos selecionados serão submetidos a uma análise profunda para vermos se atendem aos critérios definidos pelo TCESP. Entretanto, é sempre bom destacar que essas práticas, isoladamente, não garantem boas notas no IEG-M nem interferem no exame das contas do Executivo”, explicou Paulo Gussoni, Coordenador do Núcleo de Boas Práticas.Durante a cerimônia de comemoração dos dez anos do IEG-M, no último dia 13, o Tribunal homenageou 15 projetos implementados por prefeituras nas áreas da educação, saúde, gestão fiscal, tecnologia da informação e meio ambiente.
Fonte: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Você também pode gostar de ler
Acórdão do TCU libera o uso de emendas parlamentares coletivas para pagamento de pessoal da saúde
O uso de recursos financeiros federais oriundos de emendas parlamentares para pagamento de pessoal ativo do setor saúde dos Municípios se constituiu como uma questão polêmica
Publicado em 03/11/2025 às 13h11
STF vai decidir se estatais podem contratar comissionados sem lei específica
Plenário Virtual reconheceu repercussão geral da matéria; ainda não há data prevista para julgamento do caso
Publicado em 30/10/2025 às 08h45 - Atualizado em 30/10/2025 às 08h46
Substituição de chefe do Executivo por curto período antes de eleição não gera inelegibilidade
Plenário do STF vai definir posteriormente a tese de repercussão geral, com eventual fixação de prazo máximo
Publicado em 29/10/2025 às 09h20 - Atualizado em 29/10/2025 às 09h22
Regime de recuperação judicial de empresas privadas não se aplica às empresas públicas, decide STF
Para o tribunal, o interesse coletivo das empresas públicas impede sua submissão ao procedimento falimentar das empresas privadas
Publicado em 29/10/2025 às 09h13 - Atualizado em 29/10/2025 às 09h15
Decisão de ministro do STF reforça entendimento de que Municípios podem contratar escritórios de advocacia
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), essa perspectiva reafirma a autonomia municipal
Publicado em 29/10/2025 às 08h59 - Atualizado em 29/10/2025 às 09h00
Publicado o cronograma de execução do segundo ciclo das transferências especiais
Foi divulgada nesta sexta-feira, 24 de outubro, pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
Publicado em 29/10/2025 às 08h50 - Atualizado em 29/10/2025 às 08h51