Área Intranet
Imagem de fundo de notícias

RF publica nova Instrução Normativa sobre parcelamento excepcional de municípios, instituído pela EC nº 136, de 2025

RF publica nova Instrução Normativa sobre parcelamento excepcional de municípios, instituído pela EC nº 136, de 2025

A IN aprimora o parcelamento excepcional de débitos previdenciários dos municípios (PEM), incluídas suas autarquias e fundações.

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB Nº 2.300, de 23 de dezembro de 2025, que aprimora o parcelamento excepcional de débitos previdenciários dos municípios (PEM), incluídas suas autarquias e fundações.

A medida decorre de amplo diálogo institucional com os municípios e suas associações representativas, no qual se identificou a necessidade de adequar a sistemática de retenção da receita corrente líquida à capacidade de pagamento dos entes federativos, em alinhamento com o espírito da Emenda Constitucional nº 136, de 2025.

Com a alteração, a aplicação do limite de retenção da receita corrente líquida passa a observar critério que evita a superação do teto constitucional, conferindo maior segurança jurídica e previsibilidade orçamentária aos gestores municipais. A partir da publicação da Instrução Normativa, os novos pedidos de parcelamento já devem considerar os novos valores e as orientações constantes no referido ato normativo.

Procedimentos para os contribuintes que já aderiram

Para os municípios que já aderiram ao parcelamento, antes da publicação da nova Instrução Normativa indicando que o valor da parcela corresponderia a 1% da receita corrente líquida, a Receita Federal realizará ajuste de ofício, reduzindo o percentual para 0,5% da receita corrente líquida, nos casos em que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional tenha informado a existência de parcelamento deferido naquele órgão.

Informações do PEM

Para informações adicionais relativas ao Parcelamento Excepcional de Municípios (PEM), na Receita Federal, acessem os canais disponíveis na página do comunicado.

Fonte: Receita Federal

Você também pode gostar de ler

Obrigações fiscais

Conecte-se com a MetaPública

Escaneie os QR Codes abaixo para acessar nossos canais

Canal de Notícias - MetaPública

Siga nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias de gestão pública

QR Code Canal MetaPública

Lista de Transmissão - MetaPública

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba no seu WhatsApp boletins semanais e orientações técnicas

QR Code Contato MetaPública