ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 023.2025

As Ouvidorias no aprimoramento da gestão pública

Institucionalizar uma ouvidoria não é suficiente — é preciso garantir que ela funcione de fato. Esse é o entendimento cada vez mais presente nas fiscalizações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo quando se trata das ouvidorias públicas.

A origem desse instrumento remonta à Constituição de 1988, marco da democracia participativa no Brasil. Desde então, as ouvidorias se consolidaram como canais essenciais para o exercício do direito de reclamação, fortalecendo o controle social sobre a Administração Pública.

Ao longo das últimas décadas, seu papel se tornou cada vez mais relevante na gestão pública. É nesse contexto que esta Orientação Técnica foi elaborada: para destacar a importância das ouvidorias e, principalmente, reforçar a necessidade de que sua efetividade seja percebida e reconhecida no dia a dia dos servidores municipais.

Quer entender melhor por que acompanhar os resultados das ouvidorias é tão crucial? Confira a íntegra no PDF.

Você também pode gostar de ler

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 022.2025

Em 12/05/2025 às 09h14 - Atualizado em 12/05/2025 às 09h16

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 021.2025

Em 05/05/2025 às 07h42 - Atualizado em 09/05/2025 às 11h01

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 018.2025

Em 25/04/2025 às 15h08 - Atualizado em 09/05/2025 às 11h01

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 017.2025

Em 25/04/2025 às 15h06 - Atualizado em 09/05/2025 às 11h01

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 019.2025

Em 25/04/2025 às 15h11 - Atualizado em 09/05/2025 às 11h01

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 020.2025

Em 28/04/2025 às 07h02 - Atualizado em 09/05/2025 às 11h01

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 012.2025

Em 25/04/2025 às 14h45 - Atualizado em 09/05/2025 às 11h01

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 013.2025

Em 25/04/2025 às 14h55 - Atualizado em 09/05/2025 às 11h01

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 016.2025

Em 25/04/2025 às 15h03 - Atualizado em 09/05/2025 às 11h01

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 006.2025

Em 25/04/2025 às 14h15 - Atualizado em 09/05/2025 às 11h01