ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 44/2025
PROVIMENTO CNJ 207 DE 2025
No dia 4 de novembro, a Corregedoria Nacional de Justiça publicou o Provimento nº 207/2025, um marco importante na busca por uniformidade e segurança jurídica na execução e no pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs).
O novo provimento surge como resposta às dúvidas apresentadas pelos municípios aos tribunais de justiça após as mudanças introduzidas pela Emenda Constitucional nº 136/2025. Com ele, o CNJ consolida orientações imediatas e padroniza a aplicação das novas regras constitucionais em todo o país.
Resultado dos trabalhos do Grupo de Trabalho criado pela Portaria nº 51/2025, o ato normativo contou com a atuação do Comitê Nacional de Precatórios (Conaprec), sob a coordenação do conselheiro Ulisses Rabaneda. Entre os pontos centrais, destacam-se as diretrizes sobre atualização monetária, incidência de juros e procedimentos operacionais que envolvem o processamento de precatórios e RPVs da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Mais do que uma simples adequação técnica às recentes alterações constitucionais, o Provimento nº 207/2025 representa um esforço institucional do CNJ para fortalecer a segurança jurídica e a eficiência administrativa no sistema de pagamentos judiciais.
A Orientação Técnica que acompanha o provimento detalha seu conteúdo e alcance, oferecendo diretrizes práticas e interpretativas para a efetiva implementação das novas regras. Trata-se de um instrumento essencial para que os entes municipais se adaptem com segurança e eficiência às mudanças, garantindo uma gestão adequada dos precatórios ainda no exercício de 2025.
📘 Confira no arquivo completo disponível no link abaixo a análise detalhada das principais inovações e seus impactos para os tribunais e entes federativos.